Existem diferentes opções de tratamento para o casal infértil. Um casal é considerado infértil quando, após um ano de tentativas frequentes para engravidar, elas não são bem-sucedidas. Neste momento, deve-se procurar ajuda médica para investigar as causas desta infertilidade e conhecer as opções de tratamento disponíveis. Como a infertilidade pode ter diferentes causas, é natural que cada uma delas seja conduzida de uma determinada forma e que sejam oferecidos diferentes tipos de tratamento.
Uma das opções de tratamento disponíveis atualmente é a inseminação artificial, que permite a colocação dos espermatozoides (contidos no líquido seminal ou sêmen do homem) diretamente no útero da mulher, aumentando as chances de encontro entre essas células masculinas e o óvulo feminino. O sêmen pode ser depositado no fundo da vagina ou diretamente intraútero. Para tornar-se mais receptiva aos espermatozoides, a mulher passa por um tratamento medicamentoso que induz a sua ovulação. Fica fácil supor que a injeção do esperma diretamente no útero tem maiores chances de sucesso do que a injeção no fundo da vagina, uma vez que o primeiro caso diminui parte do caminho a ser percorrido pelos espermatozoides à procura do óvulo.
Outra opção de tratamento para esses casais é a fertilização in vitro. Diferentemente da inseminação artificial, o encontro entre o óvulo e o espermatozoide neste caso acontece fora do corpo da mulher, no laboratório, e o embrião resultante é colocado no útero para que possa se desenvolver de forma saudável. Também neste caso é importante preparar a mulher para receber o embrião e promover o seu desenvolvimento.
Algumas vezes, basta a indução da ovulação com medicação para que o casal consiga efetivamente engravidar, em outros casos faz-se necessário um procedimento cirúrgico. Mas tudo isso vai depender de qual é o obstáculo que impede a gestação, bem como a identificação de qual é o momento no processo da concepção em que há erro.
É imprescindível que o casal infértil procure auxílio médico para que possam juntos buscar a solução que melhor se adapte aos seus interesses e às suas necessidades. A medicina hoje possibilita que casais com dificuldade para engravidar por diferentes motivos, assim o façam, mas somente após diversos cuidados realizados pelo médico especialista, pois ele pode não somente orientar sobre a qualidade de vida necessária para permitir a gestação, como também oferecer o que está ao seu alcance para realizar o sonho do casal que deseja ter filhos.
Tratamentos:
- Avaliação Clínica
- Monitorização da ovulação
- Coito Programado
- Congelamento de sêmen
- Congelamento de tecido ovariano
- Congelamento embrionário
- Fertilização in vitro - FIV
- ICSI
- IUI Inseminação intra uterina
- PGD
- Reanastomose tubária
- Miomectomia
- Embolização de miomas
- Inseminação Artificial