Quantcast
Channel: Fertilidade.org
Viewing all articles
Browse latest Browse all 528

Você quer ser pai? Veja algumas razões para não desistir do sonho de ter filhos

$
0
0
Fertilidade masculina

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, até 15% dos casais tem ou terão problemas de fertilidade. No Brasil, são 278.000 cônjuges em tratamento. Percebemos que famílias com problemas de infertilidade são mais comuns que a maioria imagina. Sendo algo tão comum, como devemos encarar a infertilidade quando ela é parte do nosso dia-a-dia?

Muitos casais tendem a se sentirem estressados ou cansados após muitas tentativas e também receosos quanto aos tratamentos para infertilidade. São invasivos? Funcionam? Existe uma tendência de se preocupar com os pontos negativos, dificuldades e barreiras nas situações desafiadoras.

Encontrar motivação e esperança para persistir no sonho de ter filhos é uma tarefa delicada. Essa positividade é ser a chave para conseguir. Durante o tratamento de fertilidade, os casais tendem a pensar muito sobre suas frustrações, dúvidas, custos, inviabilidade de sucesso e passam a acreditar que as técnicas não valem a pena. Mas diante disso, há muitos dados animadores sobre os tratamentos para infertilidade que podem inspirar e animar muitos casais.

O fato é: a chance de sucesso para quem faz tratamento para infertilidade é igual ou maior que as chances de reprodução por meios naturais. Essa é uma ótima notícia. Afinal, os dados de muitas pesquisas indicam que há motivos para seguir acreditando no sonho de ter filhos.

Podemos dizer que a concepção é comparável a plantações. O sucesso depende da fertilidade do solo e da qualidade e resistência da semente. Traduzindo essa analogia para a reprodução humana, os fatores mais relevantes para conseguir engravidar são:

  • Qualidade do óvulo — fator feminino.
  • Qualidade do espermatozoide — fator masculino.
  • Receptividade do útero — fator feminino.

Esses fatores são os mesmos levados em consideração tanto na concepção natural quanto na fertilização assistida. Na reprodução natural, em cada ciclo ovulatório feminino, o casal tem chances reais de concepção de 20%. No caso da reprodução assistida, os índices de êxito são quase tão bons e algumas vezes ainda melhores.

Nesse último caso, as chances de concepção aumentam a cada ciclo que se tenta um determinado procedimento. Por exemplo, no caso da fertilização in vitro, após 3 ciclos de tratamento, o índice é cumulativo e as chances de atingir a desejada gestação chega a ser de até 60%.

Quando existe a gravidez após o tratamento com indutores de ovulação, não são necessárias quaisquer medidas especiais. A gestação é como qualquer outra. Não muda nada no parto ou amamentação. Quanto aos abortos ou anormalidades, a probabilidade é a mesma tanto na indução da ovulação quanto após a concepção natural. Os riscos que existem, de fato são dependentes da idade da mãe e dos fatores genéticos.

Portanto, os tratamentos para infertilidade, quando bem indicados e realizados, tem boas chances de sucesso. Por isso afirmo que existe esperança para os casais com dificuldades para terem filhos. As modernas técnicas e tratamentos aumentam significativamente as chances de ocorrer uma gestação. São chances reais, não apenas uma tentativa.

Se você tem o sonho de ser pai, programe-se para essa jornada e não desista. Persista. A medicina tem constantemente se aprimorado, e isso se reflete na evolução das possibilidades de tratamentos para muitos casais. Então, continue pensando positivo! Estamos aqui para ajudar.

 

O post Você quer ser pai? Veja algumas razões para não desistir do sonho de ter filhos apareceu primeiro em Fertilidade.org.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 528